Aquelas que vos escrevem


FERNANDA CARVALHO
@fernanda.carvalhonline

FERNANDA CARVALHO é a idealizadora e administradora do @bora_cronicar. Vencedora do Prêmio de Literatura UNIFOR 2015 - Crônicas e do Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento Silva. Menção honrosa no 3º Prêmio Escriba de Crônicas, VII Concurso Rubem Braga de Crônicas, Melhores Redações de outubro e novembro do Diário do Nordeste, Concurso de Redação Diário do Nordeste, Concurso do Diário do Nordeste "Dando asas à imaginação", Concurso da Paulinas Livraria "Quem escreve é você".  Colaborou com crônicas e artigos para os jornais O Povo e Diário do Nordeste. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Marketing e Publicidade pela UNI7. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Psicóloga Clínica, Escritora e três pessoas em uma. Adora gatos e conta histórias desde criança. É um caso sem jeito de poesia.

Livros Publicados: 7 Tortas de Saudade
                         Tramas da Vida
                          Coletânea do Prêmio Escriba de Crônicas
                          As Vicissitudes da Experiência no Mundo 
                          Digital (coletânea)

MIKA ANDRADE
@mikaescreve

Lê e escreve. Feminista, mãe e "triste, louca ou má". Ama gatos.Natural de Quixeramobim (CE). Publicou dois livros de poesia: Descompasso e Poemas Obsessivos de forma independente. A autora também tem em seu portfólio a participação na Antologia de Contos Literatura Br (Editora Moinhos, 2016) e na Coletânea de Contos Sesc (2017), nas zines Alguns Versos Pervertidos e Outros Indecorosos (2016) e Sortilégios Para Matar o Meu Benzinho (2018), além de colaborações em portais literários. É editora responsável pela criação dos projetos: Mulheres na Literatura (@mulheresnaliteratura) e Escritoras Cearenses (@escritorasce) e organizou a Antologia de Poemas Eróticos - Escritoras Cearenses (EC, 2018). Publica contos mensalmente na newsletter Leia-me e Eu Te Conto!

Livros publicados: Descompasso
                               Poemas Obsessivos

VANESSA PASSOS

VANESSA PASSOS é cearense. Escritora, professora, pesquisadora, bailarina e feminista. Além disso, é Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é editora da revista acadêmica Entrelaces e faz parte do grupo de pesquisa Espaços de leituras: cânones e bibliotecas. Participa do Delirantes - Coletivo de escritoras e escritores. Já teve contos publicados em prêmios literários na categoria antologia: "Relatos de minha terra" (Olhar da gente, 2013), "A escrita impudica" (Prêmio UNIFOR, 2013) e "Voar valsando rumo ao infinito" (VIII Concurso Literário de Presidente Prudente, 2014). Com o conto "Presa e caçador", participou da coletânea Farol: contos do Ateliê de Narrativas Socorro Acioli (Editora Moinhos, 2017). Autora do livro Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga (Editora Letramento, 2018) que foi fruto de sua dissertação. Assina a coluna Pintura das palavras mensalmente do blog Leituras da Bel, no Jornal O Povo Online. E ainda, contribui com textos e artigos para o blog Vida Ciranda e para a Philos - Revista de Literatura da União Latina. Administra o Bookstagram 

Livros publicados:  Manual de estilo e criação literária 

Foto: Gilberto Soares

WALESKA BARBOSA
@carnawaleska

WALESKA BARBOSA é jornalista, formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pisciana, mulher negra, nordestina, paraibana, nasceu em Campina Grande, em 1976. Mora há 18 anos em Brasília-DF, onde trabalhou em redações e assessorias de comunicação de órgãos governamentais e não-governamentais. É mãe de Morena, leonina, nascida em 2010. Filha de Manoel e Maria. Neta de Cassimiro e Severina. Joaquim José e Ana Maria. Tem onze irmãos (um deles já não mais nesse plano). Sempre teve em casa um ambiente favorável à literatura. Cresceu lendo jornais, livros, ouvindo rádio, descobrindo a MPB por meio dos LPs (surpreendia-se com as letras das músicas e por isso cultivou predileção por aquelas cantadas na sua própria língua). Descobrindo-se cronista, publicou seus textos no jornal Tribuna do Brasil, onde trabalhava na editoria de Cidades. Colaborou com jornais de sua cidade. Passou muito tempo sem escrever. Até entender que ali residia sua força. Motivação. Potência. Apaixonada por crônicas, jura que não conseguiria escrever em outro gênero (mas está cada vez mais propensa a arriscar-se a fazê-lo). Desde fevereiro do ano passado, publica seus textos no blog www.umpordiawb.com.br 


Livros Publicados: Prepara a edição do seu primeiro livro impresso, previsto para ser lançado ainda em 2018

Foto: C. Andrus


HELOIZA BARBOSA

HELOIZA BARBOSA é doutora em Educação pela Universidade de Boston, Professora licenciada de Filosofia da Educação da UFSC, além de ser escritora e artista visual. Tem contos publicados em revistas literárias nacionais e internacionais. No momento está escrevendo sua primeira coletânea de contos e está criando o Podcast Eu Somos Muitas - que é um portal de muitas histórias, estórias, narrativas, mitologias e afins.


LARA ROVERE
@lareando

Meu pai era puxador de papo nato. Minha mãe narra - e protagoniza - causos familiares como ninguém. Sem falar no tio poeta... Assim, desde pequena, tenho uma quedinha por uma boa história, daquelas que brotam de onde menos se espera. Essa mania já virou até verbo no gerúndio, tamanha frequência com que "lareio" por aí. 
Minha primeira formação foi Design de Moda, até que decidi ir para o Jornalismo e costurar palavras. Hoje, comando uma empresa de Marketing Digital, a Engloba, sou editora chefe de uma revista, a inVoga, mãe da Luiza e, entre uma reunião, uma legenda, um texto e uma mamada, escrevo. Escrevo sobre tudo e, sobretudo, sobre aquilo que me toca. Publica seus escritos em www.lareando.com.


Livros Publicados: Mirabilia Contos de Natal (Coletânea) 

ALESSANDRA RUBIM
@alerubim

Alessandra Rubim, natural da pequena cidade de Taquaritinga no interior do estado de São Paulo, geminiana, número 7 no Eneagrama, encantada pela boa gastronomia e por vinhos, caçula de três irmãs, sempre gostou de contar histórias. Hoje, escreve crônicas sobre o absurdo presente no cotidiano, muitas vezes começa por fatos reais e no decorrer do texto invade o "mundo fantástico", fazendo com que o leitor se envolva com a narrativa desconhecendo onde termina a realidade e começa a ficção. Atualmente, está escrevendo dois livros, intitulados 'Gaia' e 'As vozes de Maria'. Além disso, integra o Bora Cronicar, Coletivo de mulheres cronistas.



MANUELY SILVA
@manuelypsi

É  psicóloga graduada pela Universidade Federal do Ceará e acupunturista pelo Instituto Acus Natus. Atua como psicóloga clínica, tendo várias passagens como psicóloga social. De viés junguiano, tem atração pela profundidade, mistérios, sonhos e fantasias contidas nas histórias mais comuns. Costuma escrever também para o Wild Horses.



MYLENA ARAÚJO
@mylenaarujo21

Mylena Araújo é natural de Fortaleza (CE), escreve histórias desde seus 15 anos, quando publicava crônicas para o jornal local de sua escola. Devido à sua paixão pela escrita, ingressou na faculdade em 2009 para estudar Língua e Literatura. Entretanto, foi durante seu último ano do ensino médio, na aula de geografia, que os rascunhos de sua primeira história se iniciaram. Desde então se doou inteiramente a narrativa de seu livro de estreia no gênero fantasia:  "Valera - A magia não deve morrer" (veja amostra gratuita aqui) . Já em 3ª edição, este livro foi adotado como paradidático na Escola CACD de Quixadá.  Atualmente, a autora é graduada em Gestão de Recursos Humanos, veneradora de músicas clássicas, animes e kpop, também astronauta não contratada pela NASA. Mylena se inspira muito nos sonhos de amigos e familiares para dar vida e voz a seus textos.

Livros Publicados: Valera - A magia não deve morrer
                                A sombra de um outro mundo 
                                Contos de lugar nenhum


© 2018 Joana's Recipes. All rights reserved.
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started